Saúde realiza evento internacional para promoção da segurança alimentar e nutricional

O nível de processamento de alimentos e as estratégias de redução do consumo de sal para prevenção e controle de doenças cardiovasculares seguem em pauta entre países da América, no 6º Encontro Nacional de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (VI Enpssan), realizado no Rio de Janeiro até amanhã (13). O Departamento de Prevenção e Promoção da Saúde (Deppros), da Secretaria de Atenção Primária (Saps), promoveu, como um evento paralelo, a reunião das nações que participam das Redes de Ação sobre Guias Alimentares Baseados no nível de processamento de alimentos e da Rede de Ação sobre estratégias para a redução do consumo de sal. Além do Brasil, participam representantes da Argentina, Chile, México, Peru e Uruguai. O objetivo é avaliar o progresso alcançado, as lições aprendidas e as perspectivas futuras para atuação das respectivas Redes nas Américas.

A participação do Ministério da Saúde é estratégica, tendo em vista que o Brasil coordena ambas as redes, e porque as discussões devem direcionar a formulação de um plano de trabalho para os próximos anos, reforçando o compromisso da pasta em liderar essas iniciativas e fortalecer as parcerias internacionais para promoção da alimentação adequada e saudável e a garantia da segurança alimentar e nutricional.

Dentre os temas discutidos no evento, estão as atualidades sobre o processamento de alimentos e seus impactos sobre a saúde, os sistemas alimentares e o meio ambiente; o histórico, desafios e como avançar na agenda de redução de consumo de sal, para além do compartilhamento das experiências dos países partícipes das referidas Redes.

Além de representantes dos países citados, também participam integrantes de instituições renomadas no Brasil, como o Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da Universidade de São Paulo (USP), o Instituto de Nutrição da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), a Rede de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede PENSSAN), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos no Brasil, a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) e a Agência Brasileira de Cooperação (ABC).

VI ENPSSAN

O VI ENPSSAN tem como tema central “Pesquisa e políticas públicas em soberania e segurança alimentar e nutricional diante das desigualdades, da fome e das mudanças climáticas” e busca incentivar as pesquisas e a geração de conhecimento científico sobre o enfrentamento das desigualdades que intensificaram o aumento da insegurança alimentar e da fome, bem como os desafios no enfrentamento das mudanças climáticas. A Programação completa pode ser acessada na página do evento.

A Reunião das Redes de Ação acontece durante e de maneira paralela ao VI Encontro Nacional de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional, realizado pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede PENSSAN), na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).

O ENPSSAN reúne estudantes, pesquisadores e instituições de todo o país e do exterior, proporcionando um espaço de debate e troca de conhecimentos sobre temas cruciais para a soberania e segurança alimentar e nutricional (SSAN) no Brasil. O evento aborda questões fundamentais como a condição alimentar e nutricional da população brasileira, sistemas alimentares e suas implicações sociais e ambientais, além de iniciativas de promoção da alimentação adequada e saudável.

Luciano Marques
Ministério da Saúde

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE