O Conselho de Administração informou que 100 Agências da Caixa Econômica Federal serão encerradas suas atividades, cujas operações são consideradas insustentáveis ou aquelas que disputam clientes em endereços muito próximo.
Essa informação chamou a atenção da reportagem do jremdestaque.net, pois, a cidade de Paulo Afonso-BA, comportam duas unidades, sendo uma no centro e outra no Bairro Tancredo Neves.
A implantação da Agência da Caixa Econômica Federal no BTN se deu, devido à necessidade de atender o complexo de bairros, também como, um desejo político de várias lideranças que lutaram e defenderam a implementação da unidade no bairro, que abriga uma população de aproximadamente 60 mil habitantes.
O repórter Francisco Sales procurou a gerência da Caixa que fica localizada no BTN II, a fim de saber se há riscos da comunidade perder a agência. Para surpresa da nossa reportagem o novo gerente é um velho conhecido do Pauloafonsino.
Veja a entrevista na integra com Jeú Costa Vilela Dourado, Gerente Geral da Agência Cânion do São Francisco, recém empossado na unidade, já trabalhou na Agência do Centro em 2002 e 2003, quando foi admitido no banco, retornando como Gerente Geral nos anos de 2012 e 2013, quando conheceu sua atual esposa, a pauloafonsina Ingrid Ibraim, e agora, depois de passar pelas agências Capim Grosso/BA e Cícero Dantas/BA, retorna à cidade pela qual declara ter grande carinho.
A Caixa não divulgou a lista das agências a serem fechadas, no entanto, o critério adotado deverá ser o da rentabilidade das unidades.
A agência Cânion do São Francisco, que por um certo tempo figurou entre as agências deficitárias do país, apesar de não haver informação oficial sobre o assunto, não figura entre as maiores candidatas ao fechamento, já que há algum tempo vem se firmando no mercado local e regional, possuindo hoje mais de 10 mil clientes e uma rede de atendimento que se estende a correspondentes e unidades lotéricas.
Segundo o Gerente, a agência vem crescendo sua participação junto à população do Complexo de Bairros do Tancredo Neves e povoados vizinhos, que tem aprendido a valorizar o grande potencial econômico do bairro, diminuindo assim sua dependência do comércio e dos serviços do Centro da cidade.
A CAIXA terminou 2017 com 4.198 agências e postos de atendimento pelo país.
Agências Digitais
Apesar do anúncio do fechamento de 100 agências, o Presidente da Caixa Nelson de Souza, anunciou em evento realizado com Gerentes Gerais e Superintendentes de todo país, na última quarta-feira, 16, no estádio Mané Garrincha, Brasília/DF, evento do qual participaram os dois Gerentes Gerais da cidade, Allan Fonseca e Jeú Dourado, que a CAIXA deverá abrir, até o fim de 2018, 100 novas agências digitais, que deverão seguir tendência tecnológica do mercado, com um funcionamento alternativo ao padrão tradicional de expediente bancário.